Procuro a Deus
Deus, onde estás?
Estou arrasado!
Preciso de ti.
Como posso te encontrar?
É esse o clamor desesperado de seu coração? No seu íntimo, você está procurando a Deus? Desejando encontrar seu Criador? Você tem a impressão que ele está fugindo de você, para não o encontrar?
Não é só você que se sente assim. Homens em todos os lugares, de todas as idades, têm perguntado por Deus. Há dois mil anos, um jovem rico veio a Jesus e perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17). Quando o apóstolo pregou no dia de Pentecostes, os presentes indagaram: “O que faremos?” ou seja, “Como encontraremos a Deus?” No mundo turbulento de hoje, existe uma inquietação generalizada, um clamor abafado, um desejo forte por Deus e seu amor.
Todos os seres humanos têm a mesma necessidade de se encontrarem com Deus, e enquanto isso não acontecer, o coração não sossega. A única maneira de se sentir em paz e ter a alma descansada é conhecendo a Deus e andando com ele. Jesus convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).
Podemos compreender melhor a necessidade que temos de Deus quando lembramos que foi ele quem nos criou para sermos seus filhos. Não existem duas pessoas idênticas (sempre há uma diferença no modo de falar, pensar, encarar as coisas ou agir). No entanto, todos fomos criados conforme a sua imagem e semelhança (leia Gênesis 1:26), com uma alma vivente, que na realidade faz parte de Deus. É justamente esta alma que deseja estar em comunhão com seu Criador. “Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 42:1-2). Somente o Deus vivo é capaz de satisfazer a alma vivente do homem!
Quando Davi encontrou-se com Deus, ele resumiu aquilo que sentia no fundo do coração assim: “Nada me faltará” (Salmo 23:1). A necessidade que sentiu ficou saciada. Ele ficou satisfeito, pois sentia a paz que vem somente depois da criatura encontrar-se com o Criador. “Pois satisfez à alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta” (Salmo 107:9).
Texto completo de: Procuro a Deus
Deus é real. Mesmo que você não o veja, não o compreenda e não o encontre, isto não altera o fato de que ele sempre existiu, existe hoje e sempre existirá. Sim, Deus existe! Não duvide nunca! Para encontrar a Deus, é fundamental que você creia em sua existência e confie plenamente em seu amor.
Onde Deus está? Ele pode estar aqui na mesma hora em que está em um lugar distante? Sim, ele está em todo lugar! Jesus disse à mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, que Deus é Espírito; por isso ele pode ser encontrado em qualquer lugar, a qualquer hora. Ele não fica apenas num lugar distante que chamamos de céu e tampouco fica apenas nas igrejas ou templos. Você pode encontrá-lo nas montanhas, nos vales, no céu, em sua casa ou em qualquer outro lugar. Neste momento ele está perto de você.
Jacó, o servo de Deus, disse: “Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.” Muitas vezes ficamos tão ocupados com as coisas desta vida que acabamos não percebendo a sua presença. Ele está perto e não o sabemos. Achamos que Deus vai se manifestar através de algum acontecimento extraordinário, e por isso não percebemos quando nos fala através de sua voz mansa e delicada, ou quando toca suavemente em nosso coração. Temos que parar, olhar e escutar, e só assim poderemos, pela fé, ver, ouvir e compreender.
Você não precisa procurar a Deus às cegas. Ele não está se escondendo. Deus está procurando você. Sim, bem antes de você resolver procurá-lo, já o procurava. Ele quer que você faça parte de sua família eterna, quer morar em seu coração e amar e ajudá-lo de uma forma bem pessoal. Em seu coração você sente um vazio, uma inquietude, um sentimento de culpa? Sente que está perdido? Tem medo de morrer? Tudo isso é a voz de Deus que chama. Ele não quer que você se perca. No seu caso, pode ser que Deus esteja chamando pela primeira vez – ou pela última. “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Salmo 95:7-8).
Em seu grande amor, Deus abriu um caminho no qual podemos encontrá-lo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Cristo é o caminho que nos leva a Deus. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Quando o carcereiro perguntou: “Que é necessário que eu faça para me salvar?” O apóstolo Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo” (Atos 16:30-31).
Quando Nicodemos perguntou sobre a salvação, Jesus lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Assim como Nicodemos perguntou, você pode também perguntar: “Como pode ser isso?” Nascer de novo significa aceitar a Jesus, o Filho de Deus, como seu Salvador. Se você crer na morte de Jesus na cruz, seu sangue purificará seu coração de todo o seu pecado. Para isso acontecer, é preciso sentir tristeza pelos seus pecados e abandoná-los, pedir a Deus que lhe perdoe e confessar que Jesus é o Senhor de toda a sua vida. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
Todos pecaram. “Não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3:10). Deus é santo e portanto ele odeia o pecado. De forma que, antes de entrar na presença de Deus, temos que abandonar os nossos pecados, assim como ele nos ensina em sua Palavra. Bons princípios morais não são suficientes para obtermos a salvação. Temos que arrepender e deixar os nossos pecados.
Para de fato encontrar a Deus, você precisa desejá-lo acima de qualquer outra coisa em sua vida; precisa entregar-se totalmente a ele, de corpo e alma; precisa negar-se a si mesmo e deixar de ser egoísta. É preciso que você deteste o pecado, assim como Deus o detesta.
Você de fato quer encontrá-lo e andar com ele? A escolha é sua — exclusivamente sua. Não tem nada a perder, e tudo a ganhar. Se você parar e der meia-volta para aproximar-se de Deus, há de encontrá-lo, pois o Salvador está esperando. Quando você encontra a Deus, a fonte de vida, ele lhe dará vida nova, um coração novo e uma disposição de segui-lo. Todas as coisas se tornarão novas (leia 2 Coríntios 5:17). Queira, neste instante, inclinar sua cabeça e orar assim: “Eu me entrego. Estou cansado do pecado. Não sou ninguém; sou indigno de teu grande amor. Senhor, aceita-me como sou. Entrego toda a minha vida a ti. Deixo todos os meus pecados aos teus pés e humildemente peço que me perdoes. Por favor, aceita-me como filho, e ensina-me a viver por ti. Eu te agradeço por Jesus, que morreu para me remir de meus pecados.”